Porque a ideologia é um buraco negro

1/7/20233 min ler

“Este é um país prático. Temos ideais. Temos filosofias. Mas o problema de qualquer ideologia é que ela dá a resposta antes de você olhar para a evidência. Então você tem que moldar a evidência para obter a resposta que já decidiu que precisa ter.” — Presidente Bill Clinton

Se você olhar atentamente a imagem no topo, pode perceber que a luz é a evidência e o menino está andando na direção oposta: a ideologia, ou o molde de alguma evidência para defender aquilo que decidiu ter para si. Ou seja, existe uma ligeira distância entre o fato e a experiência do indivíduo somada com o seu bem querer.

Vamos relembrar um velho ditado popular: “Religião e política não se discutem.”

Essa declaração também carrega outra ideologia profunda, que basicamente diz: “Minhas regras, minhas crenças. Não me importo ou quero discutir o que você acredita.” Tente pensar nisso por cinco segundos, por favor.

(1. 2.. 3… 4…. 5…..)

Percebeu algum ponto estranho? Ou até mesmo pareceu confuso? Bem, eu também... estamos sendo modularizados há muitos anos para nos mantermos fora de nossa responsabilidade de entender e se esforçar em compreender usando empatia, esvaziamento de crenças ou moldes na busca do fato verdadeiro, partindo do princípio testado, evidenciado e aprovado, como exemplo as três leis de Isaac Newton:

  1. Primeira Lei de Newton (Lei da Inércia): "Um corpo em repouso permanece em repouso, e um corpo em movimento continua em movimento com velocidade constante, a menos que seja atuado por uma força externa."

  2. Segunda Lei de Newton (Princípio Fundamental da Dinâmica): "A força que atua sobre um objeto é igual à massa do objeto multiplicada pela sua aceleração: F=maF = maF=ma."

  3. Terceira Lei de Newton (Ação e Reação): "Para cada ação, há uma reação igual e oposta."

O que proponho é sobre responsabilidade e veracidade em nossas ideias. Não é apenas sobre massagear o meu ego afim de tratar um texto belo e romântico sobre ideologia, mas sobre termos um ponto de flexão onde possamos discutir abertamente o que é verdade, pois isso carrega os princípios básicos fundamentais da ordem, ou seja, o que é belo, bom e agradável. É o que certamente traz harmonia, progresso e paz.

O outro lado da moeda

Vivemos tempos onde existe um esforço enorme entre se opor sobre evidências e aceites universais afim de impor aquilo que na minha ou sua experiência, seria a verdade. Só uma lembrança, sentimento ou sensações não são verdades universais. Tais como:

  • Sou do sexo masculino. Portanto, meu cromossomo é XY e nada adiantaria eu forçar minha mente em acreditar que sou feminino. A base do meu ser é formado dentro de um mecanismo masculino, apesar que eu poderia querer acreditar ser outra coisa (experiência, sentimento, sensação), mas o fato não há como ser mudado. Logo, a verdade é que sou homem.

  • A terra é plana, dizem os terraplanistas. Bem, já se mostrou com inúmeras evidências que na verdade a terra tem um formato de esfera. Existem inúmeras formas que já comprovam isso, desde sonda espaciais, telescópios, observações astronômicas, fenômenos naturais e etc.

Então, por que tantas ideologias ferozes e carregadas de verdades particulares, mas não verdades universais?

  1. Atender uma vontade/desejo de um espectro social?

  2. O mundo tem tido mais paz após essa onda ideológica?

  3. E quanto aos seus amigos? Eles ainda estão com você depois que a ideologia confronta e se opõe a sua sem um centro de coesão e evidências entre vocês dois? com empatia e distanciamento dos moldes que te faz acreditar no que puramente entender e quer?

  4. A chance de termos micro verdades gerenciadas por cada indivíduo trás harmonia ou conflito?

A solução pra mim, como um mero ser humano pensador, é básico: ouçamos mais e façamos das nossas indiferenças uma oportunidade de encontrar juntos, caminhando, mesmo que devagar, em direção a luz do fim do túnel.

.-.-.-.- .-.-.-.- .-.-.-.- .-.-.-.- .-.-.-.- .-.-.-.- .-.-.-.- .-.-.-.- .-.-.-.- .-.-.-.- .-.-.-.- .-.-.-.- .-.-.-.- .-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Obrigado por estar aqui.